Lançamento
A Annablume Editora e a Cooperativa Cultural da UFRN convidam para o lançamento do livro
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL, NEOPATRIMONIALISMO E HEGEMONIA POLÍTICA
(RN, 1995-2002)
de
CARLOS ALBERTO NASCIMENTO DE ANDRADE
Local: Centro de Convivência do Campus Universitário da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Dia: 30 de março de 2006, quinta-feira
a partir das 10:30h
Natal-RN
Fone (84) 3211-9230
Este livro procura analisar os empecilhos políticos que limitaram a operacionalização do planejamento educacional no Rio Grande do Norte. Evidencia a prática dos agrupamentos políticos partidários que hegemonizaram a política neste Estado, focalizando o jogo de interesses particulares de tais agrupamentos no âmbito do sistema educacional. Foram privilegiados os temas: pressupostos fundamentais do planejamento educacional brasileiro, princípios neoliberais – adaptados e incorporados ao planejamento educacional – e as práticas neopatrimoniais dos agrupamentos políticos. A análise do primeiro tema permite compreender que o planejamento educacional brasileiro contemplou os elementos básicos fundamentais da estratégia neoliberal que visava reconfigurar o capitalismo. Quanto ao segundo, sua abordagem evidenciou as diretrizes educacionais que se relacionaram com o combate ao Estado de bem-estar e com a perspectiva de modernização da máquina administrativa estatal. Finalmente, a partir dos conceitos clássicos weberianos – recepcionados no Brasil por Raymundo Faoro e Simon Schwartzman – como patrimonialismo e burocracia racional-legal, focaliza os limites do planejamento educacional estadual. Nesta perspectiva, evidencia as práticas neopatrimoniais dos agrupamentos políticos que hegemonizaram o governo estadual norte-riograndense no interregno 1995-2002.
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL, NEOPATRIMONIALISMO E HEGEMONIA POLÍTICA
(RN, 1995-2002)
de
CARLOS ALBERTO NASCIMENTO DE ANDRADE
Local: Centro de Convivência do Campus Universitário da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Dia: 30 de março de 2006, quinta-feira
a partir das 10:30h
Natal-RN
Fone (84) 3211-9230
Este livro procura analisar os empecilhos políticos que limitaram a operacionalização do planejamento educacional no Rio Grande do Norte. Evidencia a prática dos agrupamentos políticos partidários que hegemonizaram a política neste Estado, focalizando o jogo de interesses particulares de tais agrupamentos no âmbito do sistema educacional. Foram privilegiados os temas: pressupostos fundamentais do planejamento educacional brasileiro, princípios neoliberais – adaptados e incorporados ao planejamento educacional – e as práticas neopatrimoniais dos agrupamentos políticos. A análise do primeiro tema permite compreender que o planejamento educacional brasileiro contemplou os elementos básicos fundamentais da estratégia neoliberal que visava reconfigurar o capitalismo. Quanto ao segundo, sua abordagem evidenciou as diretrizes educacionais que se relacionaram com o combate ao Estado de bem-estar e com a perspectiva de modernização da máquina administrativa estatal. Finalmente, a partir dos conceitos clássicos weberianos – recepcionados no Brasil por Raymundo Faoro e Simon Schwartzman – como patrimonialismo e burocracia racional-legal, focaliza os limites do planejamento educacional estadual. Nesta perspectiva, evidencia as práticas neopatrimoniais dos agrupamentos políticos que hegemonizaram o governo estadual norte-riograndense no interregno 1995-2002.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home