Saturday, March 25, 2006

Dirceu:"Não há prova nenhum que me vincule com mensalão ou caixa 2"

ENTREVISTA

Dirceu: "Não há prova nenhuma que me vincule com o mensalão ou caixa 2"

Jornal da CBN – 23/03/2006 às 07:43 Duração da matéria: 11h36


REPÓRTER: Nós temos aqui a informação que o Ex-Deputado José Dirceu, Deputado Federal pelo PT de São Paulo, entra hoje com uma representação no Supremo Tribunal Federal para recuperar o seu mandato. Ele está aqui na ponta da linha do Jornal da CBN. Bom dia José Dirceu.

JOSÉ DIRCEU: Bom dia Herótodo. Bom dia ouvintes.

REPÓRTER: qual é o núcleo central da defesa?

JOSÉ DIRCEU: que eu não tive direito de defesa. E que houve violações constantes do código do processo. Não vou entrar no mérito da minha cassação. Porque não há provas nenhuma da minha cassação, mas a Câmara tomou a decisão, eu não vou entrar no mérito, eu não estou pedindo uma liminar, quero através do meu advogado, que o Supremo julgue definitivamente essa questão, certo.

REPÓRTER: na sua opinião esse julgamento poderia acontecer de uma maneira definitiva a tempo de você se candidatar novamente nesse ano?

JOSÉ DIRCEU: eu não tenho como objetivo me candidatar esse ano, Heródoto. Da mesma maneira que eu disse que não queria mais participar da direção do PT. Eu tomei a decisão de recomeçar a minha vida política como cidadão, como advogado, como filiado e militante é o que eu estou fazendo. É trabalhando, advogando, estou prestando consultoria, tenho viajado. Estou em Madrid. Estou indo a Salamanca fazer uma Conferência sobre a integração da América do Sul e as relações com a União Européia, tenho viajado e tenho trabalhado para a reeleição do Presidente Lula. Essa é a minha agenda. Não tenho objetivo em me recandidatar, digamos, a deputado. E no ano que vem com nova Câmara com o novo Governo. Tenho recebido constantes apelos e apoios de muitas entidades, personalidades: intelectuais, artistas, militantes, parlamentares de vários partidos para iniciar uma campanha pela minha anistia na Câmara dos Deputados.

REPÓRTER: José Dirceu, já que você tocou na questão do próximo governo com essa decisão dessa verticalização, qual é a análise que você faz do quadro eleitoral, especialmente, do PT?

JOSÉ DIRCEU: Eu acredito que a candidatura à reeleição do Lula, atual Presidente, se fortalece a medida que o PMDB tende a não ter candidato, pela necessidade, porque é um partido regional e não um partido nacional, apesar de que é um dos maiores partidos do país. PMDB dificilmente lançará candidato a Presidente da República. E acredito que o Presidente poderá ter apoio da maioria do PMDB e formar, não uma aliança eleitoral, informal apenas, uma coalizão para governar o Brasil com o PMDB. Que é o que eu tenho definido, até porque, há um DNA de desenvolvimento nacional, popular, democrático comum entre PMDB e o PT que tem o apoio, acredito, do PSB, do PCdoB e do PL, mas acredito que o PMDB conformaria uma aliança para fazer por exemplo, Herótodo e ouvintes da CBN, a reforma política e administrativa. Precisa de uma reforma política, que se nós queremos acabar com o caixa 2, se nós queremos fortalecer os partidos a democracia no Brasil e o parlamento, nós precisamos da lista partidária mesmo que o eleitor possa movê-la. E precisamos de financiamento público e da fidelidade partidária e de reduzir os gastos de campanha, mas o de reduzir mesmo. Precisamos unificar as eleições no Brasil. As eleições a cada 2 anos e depois já que quase desde 82 estamos tendo as eleições democrática, pode se dizer, as eleições de 82 já foi o rompimento para as normas da ditadura. O país já tem maturidade para fazer um processo de mandato de 5 anos, a cada 5 anos eleições gerais. Eleições a cada 2 anos e reeleição. Está na hora do Brasil avaliar se isso realmente ajuda o país a se desenvolver. Que é o que interessa para todos nós.

REPÓRTER: José Dirceu, já que você citou a questão do caixa 2, o que você avalia o fato de o Congresso Nacional está liberando, está inocentando outros deputados acusados de caixa 2 como no caso da sessão de ontem à noite.

JOSÉ DIRCEU: Sim veja bem, eu não fui acusado de caixa 2. A acusação que tem contra mim, inclusive esses dias saiu aí na CBN mesmo, o jornalista Berval, um grande jornalista, disse que eu era o chefe da corrupção. Eu não era o chefe da corrupção e não há nenhuma prova que eu tenha qualquer vinculação com o mensalão e muito menos com o caixa 2. De qualquer forma o líder do PSDB – Juthai Magalhães, disse com todas as letras, o que o PSDB e o PFL pensam, e não ouvi de ninguém um protesto lá nos partidos, inclusive, não ouvi de alguns deputados de outros partidos que foram os principais incentivadores da campanha que não podia terminar em pizza. O que disse o Juthai Magalhães é que o caixa 2 é para ser multado porque é crime eleitoral. Caixa 2 não pode levar, não é um ilícito que leva a quebra de decoro. A cassação do mandato. Portanto a própria oposição que fez toda a campanha contra o PT, contra o governo. Agora disse para o país que o caixa 2 é crime eleitoral punível com multa. Então Heródoto, quando a oposição fala isso, significa que todo mundo vai ser absorvido. Acredito que o Pedro Correia foi cassado, se não me engano, por 4 votos apenas, se não tem 4 votos não dá 47, muito mais pelas relações pela posição dele do que pela questão como eu fui cassado, muito mais pelo o meu papel no PT e na história da esquerda no governo, porque realmente os deputados da Câmara sabem que eu não tive nenhuma participação nisso, até porque eles conviveram comigo nos 30 meses e todos eles sabem que eu se quer era o articulador político do governo, quem eu tinha deixado essa função em fevereiro de 2004. Portanto a câmara tomou uma decisão, que é algo inacreditável, me cassaram mesmo retirando a minha representação, mesmo o Roberto Jefferson sendo cassado por que não provou que existe mensalão, eu fui cassado e agora a câmara absorve os deputados. Eu não quero entrar no mérito se devia absorver ou não, porque eu não quero pré-julgar eu prefiro que a justiça apure. O que eu quero é ser investigado pelo Ministério Público, pela Polícia Federal e pela Justiça. Se a justiça me condenar aí eu perco não só o mandato, perderia mais os direitos políticos. Eu não perdi os direitos políticos. Fiquei inelegível e agora os inquéritos terminam e eu não sou indiciado em nenhum inquérito porque não há nenhuma prova contra mim. Não é que não há prova, é que eu não tenho nenhuma responsabilidade no que aconteceu.

REPÓRTER: José Dirceu ainda em relação à questão do clima eleitoral, já que você citava aí o segundo mandato do Presidente Lula a promessa do Ministro Antônio Palocci à frente do Ministério da Fazenda prejudica essa caminhada do Presidente, vendo o desgaste que o governo está sofrendo em relação a essas acusações e tudo isso que está na imprensa?

JOSÉ DIRCEU: eu acredito que não. Eu acredito que o Presidente que é o senhor da decisão e o próprio Ministro Palocci. Não vejo porque ele deva sair, porque ou nós aguardamos no Brasil as investigações, os inquéritos, os processos porque se nós....denúncias e acusações, veja bem, Heródoto, denúncias de corrupção na Administração Pública Federal, ....não só é...político responsável. Agora daí dizer que o governo é um governo que montou um sistema de corrupção, que é o governo mais corrupto da historia. Mesma coisa com relação ao Ministro Antônio Palocci. Tem denúncias? Vamos apurar. Agora daí dizer que ele tem que se afastar do cargo, sendo que ele ocupa o cargo de Ministro da Fazenda, nós sabemos a importância que tem isso. Porque no fundo a oposição com as pesquisas voltou a carga com Paulo Okamotto, com o Fábio Inácio da Silva, o filho do Presidente, na questão da....de imunidade e também voltou a carga com a questão do Ministro Antônio Palocci com a CPI dos Bingos. Que é uma CPI que tem como objetivo desestabilizar o governo. Aliais, ela é ilegal e inconstitucional. Porque ela não investiga nada sobre bingos, aliáis, investigou o caso do Waldomiro Diniz e não encontrou nada que me relacionasse, a bem da verdade para lembrar disso também. Portanto eu sou totalmente favorável a permanência do Ministro Antônio Palocci, salvo que ele mesmo chegue a conclusão, como foi o meu caso, que cheguei a conclusão que junto com o Presidente, ele tomou a decisão , certo, e eu aceitei, de eu me afastar do governo. Acho que eu fiz bem, certo, porque eu precisava me defender e defender o PT e o governo. E o fiz.

REPÓRTER: Agora José Dirceu, no caso de um Ministro não é relevante se ele diz a verdade ou não, não importa sobre que assunto?

JOSÉ DIRCEU: é relevante, mas não ta provado que ele não disse a verdade. Não é porque uma testemunha diz que alguém não disse, certo, a verdade, que nós podemos dizer que isto tem que ser transitado e julgado. Veja no caso de Santo André, certo, um dos irmãos de Celso Daniel afirma que o Gilberto Carvalho disse a ele que ele levou uma mala de R$ 1.200.000,00. O Supremo Tribunal Federal, com a decisão que é histórica, porque de certa forma, forma jurisprudência, disse que isso era uma denúncia irresponsável e deixou praticamente a entender que havia objetivos políticos na denúncia. Porque não havia prova nenhuma. Porque o próprio suposto denúnciador nega. O país precisa ter regras, existem leis. Existem normas jurídicas. Ou nós respeitamos ou depois de 2 – 4 anos nós vamos nos arrepender. Porque isto amanhã é como a CPI dos bingos, é como a questão da quebra de sigilo. Eu tenho uma lista aqui de violações de sigilo que a oposição fez nestes 8 meses. Condenável, como é condenável, se houve a quebra de sigilo do Francelino. Agora a oposição abusou de quebrar sigilo e de certa maneira muitos setores da imprensa estimularam, certo, clamaram pela quebra de sigilo e expuseram o sigilo, começando pelo Presidente do Banco Central – Henrique Meireles, que o que fizeram com o sigilo dele e o meu, inclusive, porque o sigilo é transferido para a CPI. Ele não é aberto. Ele é só transferido para as autoridades competentes. No entanto meu sigilo fiscal, telefônico foi todo exposto e eu escrevi cartas para os jornais e nenhum meio de comunicação me deu razão. Agora eu acredito que é lágrima de crocodilo, é uma espécie de quase um cinismo nacional. Porque violou-se e é condenável. Ele deve ser punido pelo sigilo do caseiro, do Francelino, que é um cidadão e merece todo respeito, como eu merecia, como o Henrique Meireles merecia, mas é preciso dizer para o país, certo, que esta prática foi incentivada pela oposição, estimulada e praticada abertamente, inclusive, no meu caso, um deputado convocou uma coletiva depois de uma seção reservada, certo, e passou pra imprensa informações totalmente descabidas, que não tinha nenhum, além de quebra de sigilo, elas não eram verdadeira, porque a denúncia não era verdadeira, porque estava tudo explicado na operação que eu tinha feito com o partido dos trabalhadores. Explicado para Receita, explicado do ponto de vista da legalidade do país, dos impostos, da origem dos recursos do meu e do PT. Então não havia legalidade. Ele quebrou o sigilo, inclusive está respondendo por isso no....

REPÓRTER: José Dirceu, obrigado aqui pela entrevista.

JOSÉ DIRCEU: Eu que agradeço, Bom Dia!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home