Thursday, September 21, 2006

Mídia destaca crise e esconde pesquisa do Datafolha

Em função do comportamento da mídia diante da crise provocada pelo “dossiê contra Serra”, o Observatório Brasileiro de Mídia divulgou, ontem à noite, um estudo especial feito sobre três jornais pesquisados: Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e O Globo.
O número de reportagens publicadas expondo a candidatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o índice de matérias negativas relacionadas a ele, consideravelmente maior à média das últimas pesquisas, chamou a atenção do Observatório. Ontem, diz OBM, o número de reportagens verificadas nos três jornais analisados atingiu 97, sendo que destas o número de matérias com citações à candidatura de Lula chegou a 70 (72%), enquanto Geraldo Alckmin (PSDB) foi citado em apenas 6 (6,2%) das reportagens, e Heloísa Helena (PSOL) e Cristovam Buarque (PDT) em 3 reportagens (3,1%), cada um.
O OBM também constatou que das 70 reportagens em que Lula foi citado, 65,7% eram negativas. Alckmin foi citado em apenas 16,7%, sendo metade delas positiva.
O OBM destaca que, além dos "resultados atípicos", foram verificados também "outros movimentos inusitados" na cobertura do processo eleitoral. O melhor exemplo: a pesquisa Datafolha, que mantém Lula na liderança, com 50% dos votos no primeiro turno, normalmente publicada com destaque, ontem foi parar nas últimas páginas das editorias de política.
enviada por Zé Dirceu

0 Comments:

Post a Comment

<< Home