Friday, January 05, 2007

Mídia e Eleições 2006

No seu blog, Zé Dirceu faz referência a dois sites que analisam a cobertura da mídia nas eleições de 2006. Confiram aqui. No entanto, vale a pena discutirmos o desempenho da imprensa. Vimos no ano que se passou que a opinião pública não é a opinião publicada e que o efeito "pedra lago" não aconteceu. A reeleição do Lula foi a prova que o povo sabe discernir o que lhe é mostrado, sabe fazer uma análise correta do que é melhor para si e para seu país. Não vale alguns moralistas dizerem que quem não lê jornal vota (votou) em Lula, isso é argumento preconceituoso e não corresponde a realidade. Ao contrário do que acontecia no governo FHC, quando grande parte da imprensa foi um tanto "benevolente" com o tucanato, no governo Lula a mídia foi além de simplesmente informar. Teve um lado e usou seu "poder" para tentar influenciar no resultado das eleições, mas não conseguiu. Por isso, espaços livres de informação são necessários para contrapor a isto e proporcionar a democratização da comunicação, para estimular o debate, o "livre pensar".

Patrícia

3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Não resta dúvida que a reeleição de Lula da Silva é prova do amadurecimento político da sociedade brasileira. Felizmente o elitorado soube escolher o caminho do progresso, da ética, da moral, do respeito à "res publica". Com o aprendizado derivado do primeiro madato e com o empenho demonstrado no início deste ano, o ciclo 2007-2010 será ainda mais promissor.

3:35 PM  
Anonymous Anonymous said...

Certamente as eleições presidenciais de 2006 serão lembradas pela maciça votação das elites intelectuais e de setores modernizadores da sociedade brasileira na chapa encabeçada por Lula. O país sai unido e convicto do caminho que quer seguir pelas próximas décadas.

3:57 PM  
Anonymous Anonymous said...

Votei em Lula em 1982, 1986, 1989, 1994, 1998, 2002 e 2006. Votei porque o considero um homem inteligente e muito bem assessorado. Ademais, o PT é um partido que defende os fundamentos das modernas democracias ocidentais: as liberdades individuais, a liberdade de imprensa e a iniciativa privada. Acrescento ainda o incessante trabalho de combate à corrupção promovido nos últimos quatro anos.

7:26 AM  

Post a Comment

<< Home