Wednesday, March 01, 2006

Foi um grande Azar a escola Leandro de Itaquera desfilar com os dois bonecos sem sal, Serra e Alckmin. Acabou sendo rebaixada!


SP: Império da Casa Verde é bi - * O Globo

SÃO PAULO

Tem boi no samba. E é campeão. Com a história do gado brasileiro, a Império da Casa Verde ganhou, pela segunda vez consecutiva, o carnaval paulistano. Com o tema “Do boi mítico ao boi real: de Garcia D’Ávila na Bahia ao Nelore — o boi que come capim — a saga da pecuária no Brasil e para o mundo”, a Império da Casa Verde ficou com 298,25 pontos, a mesma pontuação obtida pela Vai-Vai, do tradicional bairro do Bixiga. O critério de desempate foi o quesito evolução, que deixou a Vai-Vai em segundo lugar. A Gaviões da Fiel, escola da torcida organizada do Corinthians, ficou em último lugar e foi rebaixada novamente para o Grupo de Acesso, sob protesto de seus diretores, que ameaçaram deixar o carnaval definitivamente.

A Mocidade Alegre ficou em terceiro lugar, com 298 pontos, após liderar a disputa durante a maior parte da apuração. É da Mocidade a rainha da bateria Nani Moreira, cujo adereço de cabeça pegou fogo e, que, mesmo ferida, desfilou até o fim.

A Império de Casa Verde se sagrou bicampeã levando para a avenida 3.900 integrantes em 26 alas, cobertos por muito luxo. No meio do sambódromo do Anhembi, o tigre, símbolo da escola, se transformava em homem e fazia o público delirar.

A festa na quadra da Império começou por volta das 11h30m. Junior Marques, diretor da escola, que ganhou o título pela segunda vez embora só esteja no grupo especial há quatro anos, exaltou a participação da comunidade da Casa Verde, bairro da Zona Norte, onde fica a escola.

Na lanterna, a polêmica e tetracampeã Gaviões da Fiel amargou a perda de quatro pontos por falhas — a escola estourou o tempo de desfile em um minuto e dez segundos e fez propaganda da empresa que lhe forneceu os geradores.

A Gaviões havia entrado na avenida graças a uma liminar concedida pela Justiça. Por se tratar de uma escola de torcida de futebol, a Gaviões deveria participar do grupo de escolas esportivas, como a palmeirense Mancha Verde. Os corintianos protestaram e garantiram o direito de concorrer pelo Grupo Especial. Agora, terão de ficar no Grupo de Acesso, após a pior pontuação do Carnaval. Em 2004, a Gaviões também caiu porque um dos carros se enroscou num relógio da avenida, mas foi a campeã no Grupo de Acesso em 2005.

Outra escola rebaixada foi a Leandro de Itaquera, que falou sobre o Rio Tietê e encaixou no enredo um carro alegórico com bonecos gigantes dos pré-candidatos do PSDB à Presidência, o governador Geraldo Alckmin e o prefeito José Serra.

Outras duas escolas desceram ao Grupo de Acesso este ano: a Camisa Verde e Branco e a Acadêmicos do Tatuapé. Para o ano que vem, o Grupo Especial terá duas novas escolas, que subiram do Grupo de Acesso: Imperador do Ipiranga e Pérola Negra.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home