Wednesday, March 01, 2006

Dirceu é o cara.


Quando solaparam o mandato do deputado José Dirceu, pensaram que iriam também roubar a sua capacidade de pensar e discutir sobre as questões mais importantes deste país.
Mas ele está aí, vivo como nunca. Dando opiniões e propondo soluções para melhorar ainda mais as ações desenvolvidas pelo governo federal. Conhecer o pensamento de José Dirceu é de fundamental importância tanto para os petistas, como para os não-petistas, pois ele ainda é o principal cérebro político do PT, como bem disse a minha amiga Caia Fittipaldi. E eu vou além da Caia, e digo que Dirceu é um dos principais cérebros políticos do nosso país.
A decisão de recorrer ao Supremo Tribunal Federal, para reaver seu mandato de deputado, é um direito que possui como cidadão, visto que o processo apresenta falhas grotescas e primárias. Além disso, o Brasil precisa dar uma satisfação à sociedade que acompanhou estarrecida ao processo de cassação do ex-ministro, por seus pares da Câmara, como um verdadeiro fuzilamento político.
Os brasileiros que possuem a oportunidade de obter informações de outras fontes, que não apenas as oferecidas pela mídia oficial, que monopoliza os nossos meios de comunicação, puderam distinguir o joio do trigo e conseguiram perceber que tudo não passou de uma tentativa covarde e mesquinha, para retirar o deputado José Dirceu do cenário político nacional.
Enganaram-se todos. Ele ainda continua sendo a referência maior para todos os petistas que aprenderam com ele a forma de fazer política com honestidade e integridade, que percorreram junto com ele o caminho trilhado para fazer de um operário Presidente da República.
República de um país, que ainda guarda muitos ranços de uma política calcada em anos de conservadorismo e dominação do povo pelas elites. Perpetuadas no poder, essas elites não admitem um governo que priorize os setores sociais, que busque dignificar o cidadão, dando-lhe a chance de poder obter oportunidades.
Ele continua sendo sim o nosso comandante, o nosso líder. E quem disse que líder não pode comandar? Nessa concepção, a palavra comandar assume o significado de orientar, guiar. E não de arrogância como tentaram, sem sucesso nos fazer acreditar.
Até porque, um arrogante não teria o respeito e nem o carinho de toda a militância do Partido dos Trabalhadores e de milhares de brasileiros que se manifestaram em apoio a toda a sua luta de mais de 40 anos de vida pública, que em nenhum momento envergonhou o país com os seus atos.
Depois de toda a tempestade, é com tristeza que assistimos à absolvição de vários deputados acusados de corrupção. Ao julgamento dos acusados sendo protelado e empurrado com a barriga. Ao Conselho de Ética adiando os seus trabalhos e enrolando a população. Prova inconteste de que o que realmente queriam era tão somente a cabeça de José Dirceu.
Após acompanhar, mesmo que de longe a todo o desenrolar do processo de cassação do ex-ministro, fiquei convicta de quê os deputados não deveriam ser julgados pelos seus pares. Mas, se as regras ainda são essas deveriam servir para todos.
Vamos aguardar então que a justiça seja feita e que o ex-ministro José Dirceu tenha o seu mandato devolvido. Mandato este que não pertencia a Câmara dos deputados, mas ao povo do Estado de São Paulo. Que no meu entender é o único a possuir o direito de cassá-lo ou não nas urnas.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home