Monday, February 05, 2007

A "polêmica" da anistia

Conforme Dirceu comentou no seu blog ontem, causou grande repercussão a declaração de apoio de petistas ao projeto de sua anistia. Surpreende a reação de certos parlamentares sobre o assunto, alegam que um eventual projeto de anistia a José Dirceu significaria um desrespeito ao parlamento. Incompreensível uma reação deste nível, mas vamos aos fatos.
Todos sabemos que Dirceu foi cassado sem provas, o que por si só seria considerado uma aberração, um atentado a democracia. Qualquer cidadão que teve seus direitos políticos retirados desta maneira tem que, ao menos, lutar para reavê-los e a forma para isto é a anistia. A anistia é um processo perfeitamente aceitável no nosso país além de ser previsto na nossa Constituição, é só os nobres opositores consultarem o artigo 48 da Carta Magna para verificar. Aliás, anistia não é fato novo na história recente do Congresso, todos se lembram que em 1995 o então presidente Fernando Henrique Cardoso sancionou a lei, aprovada previamente pelo Congresso, que anistiava o ex-senador Humberto Lucena que teve seus direitos políticos cassados pelo Tribunal Superior Eleitoral por improbidade administrativa.
Sabemos que um processo desta natureza não é simples, requer participação popular, um amplo processo de esclarecimento e convencimento do motivo desta campanha. Defender esta reparação a Dirceu é, repito, uma defesa da própria democracia, da própria Constituição. No entanto, campanha pela anistia não pode ser conseqüência da vontade de uma só pessoa mas de um entendimento coletivo e é para isto que muitos estão se dedicando.
Patrícia

3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

A semana deve trazer novidades no relacionamento entre a governadora Yeda Crusius e seu vice, Paulo Feijó. Em entrevista ao Correio do Povo, neste domingo, Yeda diz que Feijó foi desleal e que não confia nele. Sem qualquer atribuição no governo, o vice segue sua cruzada contra o atual presidente do Banrisul, Fernando Lemos, ligado ao senador Pedro Simon (PMDB). Simon e o PMDB gaúcho já declararam guerra a Feijó e preparam chumbo quente contra o dito cujo. O vice-governador, por sua vez, aguarda a resposta de um pedido de audiência com Yeda para tratar do conteúdo da carta que enviou à mesma tratando do “risco de escândalo” envolvendo Lemos. Segue a íntegra da carta que Feijó enviou para Yeda na semana passada:

"Excelentíssima Senhora, Yeda Rorato Crusius - Governadora do Estado do Rio Grande do Sul - Prezada Governadora - Ao cumprimentá-la cordialmente. venho, através desta carta, abordar um assunto que considero da maior importância. Em conversa que tivemos, no dia 15 de dezembro de 2006, com a presença do futuro secretário Nelson Proença, no centro de treinamento da PROCERGS, tive a oportunidade de expor a vossa excelência que não lhe pediria cargos e também que não indicaria nomes para estatais ou secretarias em nosso governo. Apenas gostaria de ter a minha opinião considerada em relação a eventuais indicações que me parecessem não ser as ideais para fomentar o desenvolvimento responsável no nosso Estado. E a possibilidade da permanência do Sr. Fernando Lemos na presidência do Banrisul muito me preocupa. A questão é muito séria.

O fato é que não podemos arcar com o ônus de manter na direção do Banco do Rio Grande do Sul uma pessoa que muito em breve pode ter sua conduta questionada publicamente, manchando a imagem do nosso governo. Se, ao contrário, firmássemos a palavra empenhada em campanha, colocando na Presidência do Banrisul um técnico, funcionário de carreira, estaríamos afastando o risco de um escândalo desnecessário e ganhando, com certeza, a confiança dos servidores públicos. O nosso governo só teria a ganhar e a sociedade gaúcha teria um Banrisul administrado de forma mais responsável e eficiente. Paulo Afonso Girardi Feijó, Vice-Governador do Estado do Rio Grande do Sul”.

6:19 AM  
Blogger Fábio Cassimiro said...

Olá amigos,

Postamos uma enquete sobre a anistia de José Dirceu. votem!

http://bahcaroco.blogspot.com/2007/01/jos-dirceu-articula-sua-volta-ao.html

12:24 PM  
Anonymous Anonymous said...

Patricia/Bel -
Gostaria de reproduzir o artigo sobre a "polemica" da anistia no Jornal de Debates, onde estamos discutindo o tema. Veja aqui: http://www.jornaldedebates.ig.com.br/index.aspx?tma_id=751

Aguardo retorno com seu OK em ricardopaoletti@gmail.com

Ricardo Paoletti
Editor
Jornal de Debates

5:34 AM  

Post a Comment

<< Home