Hoje no blog do Zé: Folha requenta história e faz jornalismo engajado
Vale a pena ler na Folha (para assinantes) três matérias sobre o tesoureiro da campanha de Lula, José de Filippi Júnior, prefeito licenciado de Diadema ("Conta de tesoureiro de Lula criou suspeita", "Dinheiro foi de empréstimos, diz deputado" e "Sede de arrecadação em São Paulo custa R$ 10 mil por mês").
O jornal não tem nenhum pudor. Requenta uma história, já exaustivamente explorada, sobre um empréstimo legal feito pelo prefeito em sua campanha de 2004. Ainda faz uma terceira sobre o custo da sede da tesouraria da campanha de Lula sem deixar, é claro, de recordar aos leitores que Delúbio Soares foi tesoureiro da campanha de 2002 e, por fim, relembrar o caso Marcos Valério. Uma pérola de jornalismo engajado.
Vale a pena ler também o ombudsman, Marcelo Beraba, que fala de "opinião e jornalismo".
Diz ele:
"As informações publicadas até sexta-feira sobre o envolvimento do PCC com o PT me pareceram nebulosas, inconsistentes e contraditórias. Se há um inquérito policial, é evidente que o jornal tem de noticiar, é um fato público. A questão é como fazê-lo. No ponto em que as investigações (não) estão, pareceram-me precipitados o destaque e o enfoque dados na Primeira Página e internamente."
Enviada por Zé Dirceu
0 Comments:
Post a Comment
<< Home