Tuesday, June 13, 2006

A dor e os pássaros de Benedetti

Encontrei na minha caixa de e-mail esta linda e triste mensagem enviada pelo nosso amigo Adauto Melo, do Grupo Beatrice. Mensagem do nosso também querido Emir Sader sobre este escritor maravilhoso que é o Mário Benedetti. Dono de uma sensibilidade extraordinária, com certeza o Mário é um dos meus preferidos, seus escritos, mesmo que carreguem melancolia sempre nos trazem uma mensagem de esperança.
Tenho tido pouco tempo para estar aqui com vocês, peço desculpas aos meus amigos se já não me faço presente com tanta freqüencia, mas a vida às vezes deixa poucas alternativas.
Voltarei.
E agora não posso deixar de compartilhar com vocês essa maravilha de poema que só o Mário poderia escrever.
Bel

"Passei momentos muito duros". Assim escritor uruguaio Mario Benedetti conta a um amigo da morte da sua mulher e inseparável companheira, Luz. Ele também anuncia seu novo livro – Canções de quem não canta –, do qual nos envia um poema, chamado “Pássaros”.
Emir Sader
“(...) passei momentos muito duros. O mais doloroso foi que há duas semanas faleceu Luz, minha mulher, depois de dois anos de padecer a muito cruel mal de Alzheimer. Depois de 60 anos de um casamento feliz, isto significou um golpe muito duro.”Assim o escritor uruguaio Mario Benedetti conta a um amigo da morte da sua mulher e inseparável companheira, Luz. Ele anuncia também seu novo livro – Canções de quem não canta –, do qual nos envia um poema, chamado “Pássaros”:
“Os pássaros nos olham do alto
reconhecendo-se em nossos olhares
sabem de nossa compreensível inveja
e nos dedicam um poço de lástima.
Os pássaros compreendem os daqui de baixo
alegram os jardins/as areias
e se descem até nossa sombra
levam em suas asas a tristeza.
Os pássaros se escondem quando chove
e a árvore os recebe com carinho
e quando um raio lhes sacode o ar
tremem das asas até o bico.
Os pássaros se assomam a este mundo
o sobrevoam mas nunca em vão
acho que se há mais vidas e voltamos
por uma vez eu queria ser pássaro.”

Emir Sader é professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), coordenador do Laboratório de Políticas Públicas da Uerj e autor, entre outros, de “A vingança da História".

0 Comments:

Post a Comment

<< Home