PT sai vitorioso das prévias, dizem candidatos
07/05/2006 -
Petistas de todo o Estado de São Paulo foram às urnas, neste domingo, para escolher quem será o candidato do partido ao governo do Estado. Os resultados devem ser divulgados na tarde de segunda-feira (8).
Os pré-candidatos Marta Suplicy e Aloizio Mercadante garantiram que o PT sairá unido das prévias do partido, independente do resultado. Os dois concederam entrevistas coletivas no Diretório Zonal do PT de Pinheiros (zona oeste da capital), onde compareceram para votar. Mercadante votou pela manhã e Marta, por volta das 14h.
“Quem vencer, vai ter legitimidade e o apoio do outro seguramente”, disse o senador Mercadante, que afirmou não ter nenhuma crítica para fazer a Marta Suplicy. “Durante toda a campanha da prévia, o que busquei foi ressaltar as minhas qualidades”, disse o senador.
Mercadante mostrou confiança e afirmou contar com o apoio de 55 dos 57 prefeitos petistas do Estado. Além disso, afirmou, dos 471 vereadores do PT 380 teriam lhe manifestado apoio. “Tenho certeza de que o partido sai unido da prévia. E, se a Marta vencer, imediatamente, terá todo o meu apoio”, garantiu.
Para Marta, o partido está “de parabéns” e demonstra força e democracia com a realização das prévias. “Não importa quem saia na frente, disse. “Um partido que faz esta movimentação, discute tanto, promove prévias, faz tantos encontros, conversa tanto e dialoga tanto com a militância é um partido vitorioso”, disse a pré-candidata.
Marta disse que tem “boas expectativas” sobre o resultado das prévias. Disse também que qualquer um dos dois pré-candidatos tem chances de derrotar Serra na disputa pelo governo. “Acredito na vitória”, afirmou. Disse também que possui vantagens no embate com Serra, por já ter disputado com ele uma eleição e por Serra ter abandonado seu mandato de prefeito.
Processo
A escolha da candidatura petista para concorrer ao governo do Estado de São Paulo aconteceu neste domingo em cerca de 85,1% das cidades paulistas. Dos 645 municípios do Estado, 549 formaram comissões municipais para efetivar o processo de escolha entre Marta Suplicy e Aloizio Mercadante. Cerca de 197 mil petistas podem ter votado em São Paulo, Estado que possui o maior número de filiados.
A votação ocorreu das 9h às 17h, foi secreta e em cédulas de papel. Segundo informações da Secretaria Estadual de Organização, mais de mil urnas em todo o Estado receberam os votos dos militantes. Fiscais acompanham todo o processo de votação e as duas candidaturas foram chamadas a indicar, para cada uma das urnas, um representante para participar da fiscalização.
Esta é a quarta prévia que acontece em São Paulo para a definição do nome petista ao governo estadual. A primeira foi em 1994.
A orientação do PT Estadual é para que os Diretórios Municipais comecem a apuração imediatamente após o fim das votações e, assim, viabilizem o quanto antes a entrega dos resultados ao Estadual. Segundo o secretário de Organização do PT Estadual, Luiz Turco, os documentos oficiais podem ser entregues pelos Diretórios Municipais até o dia 12 de maio. “Mas trabalharemos para consolidar o resultado até o dia seguinte às votações (8 de maio)”, explica.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home