Sunday, April 09, 2006

Mídia desmoralizada

Eduardo Guimarães

Você que anda revoltado com feitiçarias da mídia que transformam as denúncias do tamanho de um elefante que há contra os tucanos em denunciazinhas do tamanho de um ratinho, e denúncias do tamanho de um cavalo que há contra os petistas em denuncias descomunais, do tamanho de um bem fornido Tiranossauro Rex, provavelmente deve estar radiante com a completa desmoralização dos meios de comunicação que a pesquisa Datafolha revelou, pois, para sua maior felicidade, a sondagem colocou jornalistas das Folhas, Vejas, Globos e Estadões da vida na fossa, ouvindo boleros e enchendo suas caras-de-pau de uísque.

Agora, você sabe quem eu acho que mais perdeu, entre a mídia e os tucanos? Acho que foi a mídia. Políticos reciclam a si mesmos. Somem de cena e depois voltam fortes. Mas a mídia, não. Quem aprende a desconfiar dela nunca mais confia de novo. E ela está sempre lá, barulhenta, escandalosa, louca para aparecer. Não pode se dar ao luxo de sair de cena. E precisa de credibilidade como precisamos de ar. Assim, quando ela ataca com o ímpeto que atacou Lula, seu governo e seu partido nos últimos dez meses e se constata que a montanha não conseguiu sequer parir um rato, é porque está desmoralizada.

Mas, convenhamos, a mídia trabalhou duro para desmoralizar a si mesma. E, mesmo diante da pesquisa que lhe revela o descrédito crescente, continua se flagelando sem dó nem piedade. Jornais, telejornais e portais de grandes veículos na internet deram ou que "a vantagem" de Alckmin para Garotinho diminuiu ou que Lula e Alckmin caíram. Assim, os meios de comunicação manipularam os fatos da forma escandalosa com que fazem sempre, porque a oscilação negativa de Lula se deu dentro da margem de erro da pesquisa e a de Alckmin, a extrapolou. E o mais escandaloso é que o principal não foi dito claramente, ou seja, que aumentou a distância entre o petista e o tucano.

É ou não é vontade de se desmoralizar, o que a mídia faz?

Bem, meu amigo, mas se você está feliz, eu, apesar de também estar, ao mesmo tempo não estou tanto. Explico: a mídia, a imprensa é vital para uma sociedade. Se amanhã houver necessidade real e justa de ela combater um governo corrupto, estará desmoralizada. Umas das mais importantes instituições de uma nação está se enfraquecendo de uma forma espantosa. Isso não é bom para o país. No entanto, a mídia deixou a nós, democratas atentos, sem opção. Fomos obrigados a denunciá-la, pois uma ditadura midiática como a que Vejas, Globos, Estadões, Folhas e companhia limitada vêm tentando instalar no país, não se pode permitir.

Essa guerra que a direita e seus cães danados da mídia instalaram no país, no fim ninguém ganhará.
Escrito às 02h47

0 Comments:

Post a Comment

<< Home