Wednesday, February 08, 2006

Rancor e inveja movem FHC, afirma Ciro.


O Ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, disse nesta quarta-feira (8) que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) "é movido pelo rancor e pela inveja" e que o comportamento dele é pior do que o do ex-presidente Fernando Collor de Mello, o que acaba favorecendo Lula e prejudicando a oposição.
Para Ciro, FHC deveria "guardar o recato e a elegância de todos os ex-presidentes, inclusive o de Fernando Collor".
O ministro fez suas declarações na pista do aeroporto internacional de Argel, capital da Argélia, logo ao desembarcar com a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que chegou ao país nesta manhã.
Ciro afirmou que durante as 10 horas de viagem de Brasília à Argélia, Lula não comentou com a comitiva as críticas de FHC, mas lembrou que meses atrás o presidente havia comparado os políticos tucanos a "ex-maridos que não suportam ver a ex-mulher feliz com outro".
"Fernando Henrique deveria pensar duas vezes antes de falar", declarou Ciro Gomes. "Os padrões éticos no governo dele não resistem a uma comparação com nenhum dos anteriores, se o critério for o grau de lesão aos cofres públicos", disse o ministro, numa referência aos processos de privatização.
"Fernando Henrique precisa controlar a inveja e o rancor, manter o recato e a elegância com que se comportam todos os ex-presidentes. Veja, por exemplo, o comportamento do ex-presidente Fernando Collor."
Segundo Ciro, as críticas de FHC acabam sendo benéficas para o governo Lula. "Temos pesquisas mostrando que, mesmo entre os segmentos que se decepcionaram com nosso governo, ninguém tem saudades dele. Com esse comportamento, ele acaba puxando o debate para um lado que nos favorece."
"Tenhos amigos no PSDB e no PFL que estão incomodados com essa atitude, porque ele desqualifica o debate e ocupa os espaços."
Além de Ciro Gomes, estão na comitiva do presidente os ministros das Relações Exteriores, Celso Amorim, Saraiva Felipe, da Saúde, Silas Rondeau, de Minas e Energia, Luiz Fernando Furlan, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Agnelo Queiroz, de Esporte, e Matilde Ribeiro, da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.
Depois da visita à Argélia, Lula irá a Benin, Botsuana e encerra a viagem na África do Sul. Essa é a quinta visita do presidente ao continente africano.

As informações são da Agência Reuters

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Bel, segue o link do site da Federação Nacional dos Policiais FEderais de uma notícia q saiu domingo (06/02)na FSP sob o título "Depois de oito meses, Polícia Federal ainda não tem provas contra Dirceu"
Bjs
Paty

http://www.fenapef.org.br/htm/com_noticias_exibe.cfm?Id=34644

3:58 AM  
Anonymous Anonymous said...

Bel segue outra notícia sobre o JD do blog do Noblat:


" Zé Dirceu em alta


O ex-deputado José Dirceu, sentado há mais ou menos uma hora em uma das mesas do restaurante Piantella, foi cumprimentado por 28 pessoas – a maioria delas deputados e senadores.



Ao chegar ao restaurante, Dirceu subiu a escada para o primeiro andar. Pensou que jantaria ali em um ambiente reservado. Por pouco não deu de cara com o alto comando do PSDB no Congresso que reservara o lugar.



Dirceu embarca amanhã para o Rio. Vai aceitar a proposta do Jornal do Brasil de escrever um artigo semanal.



O livro e memórias dele ficou para depois das próximas eleições.



- Não vou fazer o jogo do PSDB – disse-me ele.



Quer dizer: o que ele pretende contar certamente causará embaraços a Lula e ao PT. "

4:10 AM  

Post a Comment

<< Home